Palestrantes

Confira quem estará nos palcos de Connection este ano

Rogério Ruschel

Publicitário, escritor e especialista em Mkt. e Comunicação

Professor universitário, consultor, editor e jornalista. Realizou mais de 60 cursos, entre os quais “Adding Value to the Origin of Products Through Geographical Indications (GIs)” da ITC SME Trade Academy, de Genebra, Suiça. Tem se dedicado a pesquisas sobre identidade territorial e produtos locais como estratégia de marketing.

Jean-Louis Le Guerroué

Professor associado da Universidade de Brasília

Doutor em Ciência dos Alimentos pelo INRAE França; Pós-Doutor em Indicação Geográfica e Inovação pelo CIRAD França, e Pós-Doutor em Patrimônio Alimentar e Desenvolvimento Sustentável, pela UNIVILLE, SC. Atua na área de desenvolvimento sustentável dos territórios e com estratégias de diferenciação dos alimentos.

Bernardo Cardoso

Diretor do Turismo de Portugal no Brasil

Diretor do Turismo de Portugal no Brasil desde 2015. Com vasta experiência em marketing passou pela Central de Cervejas e Heineken, onde trabalhou marcas como a Sagres, Heineken, Budweiser, Amstel, entre outras. Foi ainda responsável pela produção de grandes eventos em Portugal, Espanha e Brasil.

Milton Zuanazzi

Secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo

Comandou a pasta do Turismo no RS de 1999 a 2002. Foi professor Universitário na área de planejamento Turístico em Brasília e Santa Maria. Atuou como Diretor-Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC. De 2003 a 2006, coordenou e implementou os programas da Secretaria Nacional de Políticas no MTur, além de participar desde então do Conselho Nacional de Turismo. E, agora responde pela Secretaria Nacional de Políticas de Turismo (SNPTur), no Ministério do Turismo.

Gabriela Testa

Presidenta de Ente Mendoza de Turismo

Presidente da Mendoza Turismo, e membro oficial do Conselho Federal de Turismo da Argentina. É Diretoria do Instituto de Promoção Turística do Ministério do Interior da República Argentina. Como Senadora Provincial, também presidiu a Comissão de Turismo, Cultura e Esportes, além de integrar outras comissões, como de Ambiente e Legislação, e outros assuntos constitucionais.

Marcos Livi

Chef, criador do grupo BAH e assador gaúcho

O mago da cozinha do fogo. Graduado em Gastronomia pela Castelli, é Chef de Cozinha e levou a cultura gaúcha para São Paulo, com o Veríssimo, Quintana, Brique, Napoli, Central e FFBurguer. Em São Francisco de Paula - Serra Gaúcha, revitalizou um dos mais antigos hotéis da Região - o Parador Hampel, onde proporciona uma “viagem gastronômica” através do Restaurante Ana Terra e do icônico A Ferro e Fogo.

Mabel Guimaraes

Gestora estadual das Indicações Geográficas do Sebrae PR

Administradora de Empresas com ênfase em Comércio Exterior. Gestora estadual das Indicações Geográficas do Sebrae PR, lidera projetos que reúnem 14 IGs reconhecidas, 9 IGs depositadas e 20 em estruturação. Trabalhou para a construção do Fórum Origens Paraná.

Felipe Bebber

Presidente da APROMONTES - Associação dos Produtores de Vinhos dos Altos Montes.

Empresário do setor vitivinícola, mais de 14 anos de experiência comercial. É enólogo e professor de cursos de formação de sommelier. Atuou como Diretor da Associação Brasileira de Enologia.

Juliano Tarabal

Eng. Agrônomo especialista em Agronegócio Café pela FIA e MBA Gestão Empresarial pela FGV.

Diretor Executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado e Coordenador do Fórum de Regiões Produtoras de Café do Brasil com Indicação Geográfica. Atua há 25 anos no agronegócio de café em temas como Indicação Geográfica, pesquisa e desenvolvimento, branding, estratégia, governança, sustentabilidade, transformação digital e inovação.

Gabriela Hermann Pötter

Fundadora e diretora da Vinícola Guatambu

Fundadora e diretora da Vinícola Guatambu e membro do Comitê Técnico da Indicação de Procedência Vinhos da Campanha Gaúcha. Formada em Agronomia pela UFRGS, também é mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos na UFSM, com ênfase em Enologia. No período de 2019 a 2023 atuou como Presidente do Conselho de Turismo do Município de Dom Pedrito, cidade sede de sua vinícola.

Hulda Oliveira Giesbrecht

Coordenadora de Negócios de Base Tecnológica e Propriedade Intelectual do SEBRAE Nacional

Com graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem especialização pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado em Ciências da Informação pelo Departamento de Ciências da Informação e Documentação.

Helinton Lugarini

Presidente da ABRIG - Associação Brasileira de Indicações Geográficas

Formado em Administração - Comércio exterior pela UEPG – PR (2008), após passar por cargos públicos e empreender na indústria, comércio e no agronegócio, atua como consultor e promotor de soluções para Indicações Geográficas e Marcas Coletivas. Fundador e diretor executivo da Viva Soluções e sócio do Instituto Inovates.

Jaime Milan

Enólogo e economista

Possui pós-graduado em Gerenciamento da Qualidade pela UCS - Caxias do Sul, e em Material Enológico, pela ACTIM, da França. Foi presidente da Uvibra - União Brasileira de Vitivinicultura e também presidente ABRIG - Associação Brasileira de Indicações Geográficas no período de 2021/2023.

Kátia Muller

Analista Técnica Sebrae MS

Com mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento setorial e territorial, gestora dos Programas Pró Pantanal e Territórios Empreendedores. Possui formação em Gestão de Micro e Pequenas Empresas e dedica seu trabalho ao apoio das comunidades pantaneiras e grupos produtivos. Seu foco principal está na promoção da produção sustentável e na preservação da cultura e biodiversidade do Pantanal.

Patty Ferraz

Turismóloga e Sommelier

Responsável pelo setor comercial na Vinhedos do Monte Agudo desde 2012, marca que se destaca na Serra Catarinense e na Indicação Geográfica dos Vinhos de Altitude de SC, tanto pela qualidade e exclusividade dos produtos, quanto pelas experiências turísticas que oferecem ao mercado.

Luciano Orsi

Prefeito de Campo Bom e Presidente da FAMURS

Alan Claumann

Mediador Connection Terroirs do Brasil 2024

Gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae de Santa Catarina, Eng. Agrônomo, Mestre em Uso Sustentável de Recursos Naturais e Doutorando em Desenvolvimento Territorial. Responsável pelos programas do Sebrae SC de Indicações Geográficas e de Destinos Turísticos Inteligentes, com destaque para o Origem Santa Catarina.

André Bordignon

Mediador Connection Terroirs do Brasil 2024

Gestor Estadual de Indicação Geográfica do Sebrae RS. Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com MBA em gestão financeira no Agronegócio. Atualmente, ocupa o cargo de Coordenador de Projetos Setoriais no Núcleo de Agronegócio do Sebrae RS e Gestor Estadual dos Projetos de Indicação Geográfica.

Luciana Thomé

Curadora Connection Terroirs do Brasil

Consultora em Gestão do Turismo, especialista em neuromarketing, com formação em gestão de grupos e experiência de mais de 15 anos em diversos destinos turísticos brasileiros.

Garantir meu ingresso