O Brasil alcançou a marca de 141 produtos com o selo de Indicação Geográfica (IG) concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O mais recente reconhecimento foi outorgado no dia 26 de agosto, ao mel do Vale do Paraíba, produzido no interior de São Paulo. A certificação representa a qualidade e o reconhecimento da tradição, do saber-fazer local e da ligação do produto com seu território de origem.
O país tem avançado de forma constante na certificação de produtos com IG. O selo pode ser concedido nas modalidades de Denominação de Origem (DO) ou Indicação de Procedência (IP). Os estados com maior número de certificações são Minas Gerais e Paraná, cada um com 21 produtos reconhecidos. Em relação aos segmentos, as frutas possuem 20 selos, seguidas de perto pelo café, com 19.
Esses números refletem o crescente interesse e esforço de produtores, cooperativas e instituições públicas em agregar valor às cadeias produtivas regionais e preservar as características culturais e geográficas que diferenciam seus produtos no mercado.
Esse avanço ganha visibilidade nacional durante o Connection Terroirs do Brasil, que acontece anualmente em Gramado (RS). Considerado o principal evento dedicado aos produtos de origem do país, o encontro reúne produtores, especialistas, compradores e formadores de opinião em uma programação diversa que inclui exposição de produtos certificados, espaços de networking, circuito gastronômico, degustação guiada de cafés, vinhos e espumantes e um palco de conteúdo com palestras que debatem sobre temas ligados à valorização da produção local, sustentabilidade e certificações.
O evento também se consolida como uma plataforma estratégica para conexão, impulsionando a economia regional e promovendo o desenvolvimento territorial baseado na identidade e qualidade dos produtos. Com a expansão do número de Indicações Geográficas, o Brasil reforça seu compromisso com a valorização dos saberes tradicionais, a conservação da biodiversidade e a competitividade dos produtos nacionais, demonstrando que o terroir brasileiro tem cada vez mais lugar de destaque no cenário global.
MEL DO VALE DO PARAÍBA - O Mel de abelha Apis mellifera. Essa é a 10ª IG oficial do estado de São Paulo. O Vale do Paraíba possui 300 apicultores distribuídos em 35 municípios, a maioria dos apiários possui, em média, 20 colmeias, assegurando uma produção artesanal e de qualidade do mel.
Texto: Fernando Gusen | fernando@rossiezorzanello.com.br
Foto: Sebrae Notícias/Divulgação