O que é o Connection Terroirs do Brasil? As respostas para essa questão estão elucidadas no primeiro podcast do evento que já está disponível no Youtube e no Spotify. O material estreia com um bate-papo entre o coordenador de projetos setoriais do Núcleo de Agronegócio do Sebrae/RS, André Bordignon, e os CEOs do Connection, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello.
Neste episódio, eles revelam como nasceu a proposta do evento que une experiências, conhecimento, território e identidade. “Quem trabalha com eventos precisa ter inquietação, e olhar o mercado. E aí fomos procurados pelo Sebrae e provocados a fazer um evento abordando essa temática da Indicação Geográfica. Nós não tínhamos conhecimento sobre isso, mas sabemos fazer eventos, então fomos estudar e pesquisar e logo começamos a vislumbrar o potencial de crescimento”, descreve Marta Rossi, CEO da Rossi e Zorzanello.
Seu sócio, Eduardo Zorzanello, destacou a pluralidade do evento. “Isso nos tocou e nos ajudou a entender o potencial do Connection e do legado que poderia ser deixado. E isso se falou muito durante as palestras que ocorrem dentro do evento, a questão de formar um destino através de um produto, que por trás tem uma história, tem alma, ancestralidade, que remete à origem, tudo interligado. Existe tanta coisa bacana espalhada em todos os cantos desse nosso Brasil tão diverso e plural”, disse.
A conversa foi mediada por Bordignon. “É muito significativo para as indicações geográficas estarem em Gramado. Ao conversar com cada produtor, a gente vê que está destacando seus produtos e suas histórias para o mundo, além de conectar eles com milhares de pessoas, pois Gramado tem uma visitação turística muito expressiva. Gramado é um terroir único”, comentou.
O podcast está disponível no youtube (https://www.youtube.com/@ConnectionExperience1) quem prefere conferir pelo Spotify, basta pesquisar por “O que é o Connection Terroirs do Brasil?”. Outros episódios serão postados futuramente.
SOBRE O EVENTO – O Connection é a principal vitrine dos produtos de origem do país. O evento é realizado pela Rossi e Zorzanello e correalizado pelo Sebrae. O evento consolidou Gramado como principal vitrine dos produtos de origem no país. A primeira edição do Connection com esta temática ocorreu em 2023, e reuniu 27 produtores com certificação de IG. Em 2024, o evento reuniu 51 produtores na Rua Coberta e neste ano vieram 52 produtores.
Texto: Fernando Gusen | fernando@rossiezorzanello.com.br