Troca de experiências de produtos com alma: Connection valoriza itens com indicação geográfica

Evento realizado em Gramado (RS) promoveu debates e impulsionou a venda de produtos de qualidade e com autenticidade. Samuel Souza do Ceará foi um dos destaques com peças feitas de barro originários do Nordeste do país

Terminou, neste sábado (31), a oitava edição do Connection Terroirs do Brasil, maior vitrine de produtos com indicação geográfica (IG) do país. Realizado pela Rossi & Zorzanello em correalização com o Sebrae, o evento levou para Gramado/RS 52 IGs de 16 estados brasileiros, consolidando-se como uma referência na exposição desses itens que carregam a identidade e a autenticidade de povos e territórios nacionais.

             Ao longo de quatro dias, o Connection promoveu debates e trocas de experiências entre os participantes, que puderam compartilhar suas histórias e vivências a partir da certificação dada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Samuel Sousa, presidente da Associação dos Artesãos da Alegria, pequena comunidade localizada no município de Ipu, no Ceará, foi um dos expositores. Pela primeira vez no Rio Grande do Sul, o artesão de 33 anos celebrou o reconhecimento do trabalho realizado em seu território. A IG de cerâmicas foi confirmada no fim de abril, sendo uma das mais recentes a ser emitida pelo órgão.

             “Foi tudo perfeito. A exposição é muito importante, vendi quase tudo. E o pessoal é muito receptivo, acolhedor”, disse. “Estou muito feliz por estar aqui representando minha cultura, a nossa Associação lá do nosso interior. Essa arte vem lá da tradição Tabajara”, completou. Questionado sobre qual o segredo para produzir itens tão bonitos, como travessas, rosas, panelas e enfeites de barro, ele não titubeou: “É trabalhar com muito amor e vestir a camisa da sua história”, finalizou, emocionado.

             Outro expositor que esteve pela primeira vez no Connection foi Alcir Fonseca, produtor de erva-mate na região de Machadinho, no nordeste gaúcho. A IG do município foi reconhecida em fevereiro deste ano. “Para nós é uma satisfação estar aqui, pois somos a primeira erva-mate certificada do Rio Grande do Sul. O café tem mais de 16 expositores, nós, que temos a erva como símbolo do gaúcho, somos a IG pioneira”, constatou.

             Evento teve crescimento na quantidade de expositores

             Embora o Connection esteja em sua oitava edição, este é o terceiro ano que trata exclusivamente do tema terroirs e IGs. Desde 2023, quando ocorreu a primeira edição com esta temática, a até este ano, houve um crescimento de 92,5% na quantidade de indicações participantes, passando de 27 para 52.

Atualmente, existem 134 IGs no Brasil e outras 43 estão depositadas no INPI aguardando análise, afirmou Maira Fontenele Santana, coordenadora do Núcleo de Inovação Territorial do Sebrae e uma das responsáveis por fazer o diagnóstico de possíveis indicações e apoiar os produtores e artesãos com toda a documentação para requerer o selo. “O Brasil tem potencial para ter mais IGs do que toda a Europa. Mas ainda estamos na ‘adolescência’ do processo. Temos muito a amadurecer e evoluir", afirmou. Para a especialista, as IGs oferecem aos produtores a possibilidade de sonhar. “Eles passam a sonhar com coisas que nunca haviam imaginado”, destacou.

Além da exposição dos produtos, o Connection ofereceu uma vasta programação técnica, que levou a Gramado nomes como José Luiz Tejon, jornalista e publicitário reconhecido por sua atuação no agribusiness, e Gustavo Alvarado, diretor de Competitividade e Sustentabilidade Turística do Instituto Costarricense de Turismo.

 

Texto: Daiane Balardin

Fotos: Rafael Cavalli