A primeira certificação de Indicação Geográfica (IG) do Brasil, a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), empossou sua nova diretoria para o biênio 2025/2026. O enólogo André Larentis foi aclamado para substituir Ronaldo Zorzi. A instituição está à frente de 90 estabelecimentos associados.
“O Vale dos Vinhedos se encontra em um novo cenário dentro de sua trajetória. É um momento em que temos pautas bem importantes para serem discutidas, principalmente pensando no crescimento de uma forma sustentável para os próximos anos. Para isso, daremos andamento a um planejamento estratégico com participação de nossos associados”, enfatiza o novo presidente.
Entre os objetivos para sua gestão, Larentis quer seguir com as ações que sustentam os objetivos da entidade, buscar investimentos para melhoria da infraestrutura, manter parcerias institucionais e com empresas privadas, buscar aprovação de um projeto de lei que oficializa o Vale dos Vinhedos como Rota Turística, seguir realizando a gestão qualificada da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos I.P. e D.O, ser uma entidade participativa no The Global Artisan Vintners Alliance (AVA), ampliar a participação da região produtora em feiras de promoção do setor, dentre outros projetos.
DIRETORIA APROVALE 2025/2026
Presidente: André Larentis, da Vinhos Larentis
Vice-presidente de associados produtores: Moisés Brandelli, da Vinhos Don Laurindo
Vice-presidente de associados setoriais: Tiago Sartori, do Restaurante Brazedo.
Diretor administrativo e financeiro: Douglas Chamon, da Chamon Garbin Vinhos Clássicos
Diretora técnica: Tairane Elisane Teixeira Pires, da Vinícola Dom Cândido
Diretor de infraestrutura: Marcos Giordani, do Giordani Gastronomia Cultural
Diretor de marketing e eventos: Tiago Crestani, da Pousada Ca'Di Valle
Diretor de feiras: Rogério Valduga, da Vinícola Torcello
Diretora de enoturismo: Deborah Villas-Bôas Dadalt, da Vinícola Ales Victória
Diretor de associados: Rafael Roso, do Engenho do Vale
Diretora de relacionamento comunitário: Bruna Dachery, da Monte Chiaro Vinhos Finos
INDICAÇÃO GEOGRÁFICA – O registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer.
No Brasil, o primeiro registro foi concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em novembro de 2002, para a Aprovale na Serra Gaúcha. Hoje, existem 131 produtos com selo de Indicação Geográfica atualmente, sendo 101 no formato Indicação de Procedência (IP) e 30 como Denominação de Origem (DO).
Entre alguns exemplos de produtos brasileiros certificados existem os Doces de Pelotas, o Chocolate Artesanal de Gramado, o Queijo da Canastra, Café do Cerrado Mineiro, Mel do Pantanal, Guaraná de Maué, Rendas de Filé de Jaguaribe, Broas de Centeio de Curitiba, Bala de Banana de Antonina, entre outros.
Gramado realiza evento que valoriza Indicações Geográficas
Connection Terroirs do Brasil é a maior vitrine de produtos de origem do Brasil. O evento é organizado pela Rossi e Zorzanello com correalização do Sebrae e a próxima edição vai ocorrer de 28 a 31 de maio deste ano, no Centro de Gramado/RS.
Na Rua Coberta, bem no coração da cidade, haverá uma exposição de produtos com IGs como cafés, queijos, vinhos, mel, erva mate, além de artesanato, entre outros, e tudo com possibilidade de degustação e compra.
A programação do evento também terá um palco de conteúdos com palestras sobre o certificado e sua ligação com o turismo, além de espaço para network, arena gastronômica e muito mais. Mais informações no site connectionexperience.bom.br ou pelas redes sociais @connection_experience
Texto: Fernando Gusen | fernando@rossiezorzanello.com.br
Colaboração: Exata Comunicação
Foto: Exata Comunicação